sábado, 2 de março de 2013

Reabilitação do Trecho São Gabriel da Palha X Vila Valério








"Acampamento" da Empreteira "A. Madeira".





Algumas árvores deverão ser sacrificadas, como esta bela Peroba do Campo.


Um pouco de história:

“Ainda por volta de 1952 ocorre um fato que viria quebrar o isolamento em que a povoação (Vila Valério) vivia. Raulino Costa Filho fez uma aposta com Antônio Rufino: Um cavalo (Rufino) contra uma égua, como Raulino traria até ao patrimônio um carro que tinha.

Os colonos ajudaram Raulino abrir o trajeto, fizeram uma via precaríssima. Teve lugares que rechearam o aterro com troncos de palmito. Deu uma chuva perto da chegada e tiveram que buscar uma junta de bois. O carrinho foi arrastado morro acima. Às 23.00 h ele chegou. Soltaram tantos foguetes que no dia seguinte, diz Virgílio Bonela, “o céu ainda estava enfumaçado”. Virgílio levou seus alunos para ver o veículo; na eleição de 1959, Vila Valéiro já sendo distrito de Colatina desde 1953, Raulino seria eleito vereador.

...

Organizou-se um grande mutirão. Em 1955 a rodovia, muito precária, foi concluída, à enxadão. Ângelo Dalla Bernadrdina, de Colatina, estabeleceu a primeira linha de transporte coletivo com uma "perua" entre a 'Princesa do Norte' e a distante povoação.”  (ALTAIR MALACARNE, Vila Valério De Mata a Município, 1ª Ed. págs. 29 e 30).


“Só que o problema era como transportar a máquina, pois do Bley ao Valério a estrada ainda era de tropas. Então fiz o seguinte: contratei cinco homens, tiramos o volante do motor, e as outras peças leves levamos nos burros. O bloco do motor, como era muito pesado (200kg) levamos na zorra (era uma forquilha de madeira tipo V com tábuas parafusadas). O bloco foi em cima amarrado com um cabo de aço, e precisou de  duas juntas de bois para puxá-lo... Nos 16 km que ligam o Bley ao Valério demoramos dois dias para transportar o bloco do motor.” (ALTAIR MALACARNE, obra citada, “apudEDUARDO GLAZAR, Brava Gente Polonesa).



4 comentários:

  1. Finalmente....depois de muito tempo de abandono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está realmente horrível. De Harley é um suplício. Pena que vai demorar tanto...

      Excluir
  2. muito bom comentario so que em1954 eu fis o primeiro ano na escola Bley pois a perua ja circulava ate o vlerio Gealdo Moreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Geraldo, obrigado pela informação. Vou Repassá-la ao Professor Altair Malacarne.

      Excluir